Obsolescência Tecnológica
Síntese
- O parque tecnológico hospitalar em Portugal encontra-se extremamente desatualizado, sendo que existem projetos iniciados de mapeamento, mas nunca concluídos por parte da Entidade Reguladora da Saúde.
- A Obsolescência Tecnológica afeta todos os intervenientes na área da saúde, desde os doentes, aos profissionais de saúde e à indústria médica de equipamentos tecnológicos.
- Estudos provam que aparelhos tecnológicos com mais de 10 anos de utilização causam problemas de segurança elevados, tanto para os pacientes, como para os profissionais de saúde.
- Os aparelhos com mais de 10 anos de utilização libertam uma quantidade de radiação muito mais elevada e considerada insegura.
- A atualização do parque tecnológico hospitalar do SNS é de extrema importância – influenciando tempos de espera, internamentos, recuperações e a interação entre profissionais de saúde.
- O tempo de internamento e recuperação por paciente, pode ser reduzido exponencialmente, com a utilização de tecnologias “state of the art”.
- Os ganhos para as instituições hospitalares e instituições estatais com a recuperação mais rápida e eficiente de um doente, conduz à redução de custos associados ao seu internamento e reintegração social.
- Paralelamente, são de elevada importância as novas tecnologias de informação, pois promovem a rapidez do diagnóstico e consequente tratamento.
Mais vídeos deste Módulo
Profissionais de saúde: Especialidades e novas profissões do futuro
Dr. Alexandre Lourenço
Automatização dos Sistemas para uma maior Humanização da Medicina. O que preveem os especialistas
Dr. Manuel Lobo
Value-Based Healthcare
Dr. João Gonçalves