Value-Based Healthcare - pretende colocar os doentes no centro dos sistemas de saúde, melhorar a assistência aos doentes a um menor custo, aumentando a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Trata-se de uma mudança de paradigma nos sistemas de saúde que passam a valorizar os aspetos qualitativos baseados e evidências (valor/resultados), em detrimento dos aspetos quantitativos baseados em volume. Por outro lado, pretende-se distinguir o preço do custo uma vez que são agora considerados os custos totais (diretos, indiretos, ambientais, com impacto na sociedade, etc.)
Em acordos de Value-Based Healthcare, os profissionais de saúde são incentivados a, com base na evidência, a obter e a manter os doentes saudáveis e recompensados por auxiliar os pacientes a melhorar sua saúde, reduzir os efeitos e a incidência de doenças crónicas e a viver vidas mais saudáveis.
A prática do Benchmark conduz a um melhor desempenho dos atos médicos, que permite desta forma melhor qualidade dos cuidados prestados e consequentemente uma recuperação dos doentes. Esta prática de benchmark potência também uma maior competitividade entre os hospitais em virtude de os doentes poderem escolher ser tratados naqueles que evidenciarem melhores resultados clínicos.
O conceito Value-Based Healtcare vem sendo desenvolvido e promovido pelo ICHOM (Consórcio Internacional de Medição de Resultados em Saúde) que reúne representantes de pacientes, médicos, prestadores, indústria e líderes de opinião na área da saúde.
Este consórcio pretende priorizar um conjunto de métricas estandardizadas, mensuráveis e aceites internacionalmente para diferentes atos médicos.
Health Tecnology Assessment (HTA) é o sistema internacional de avaliação das tecnologias de saúde.
Em Portugal, o SiNATS, criado pelo INFARMED, pretende avaliar as tecnologias de saúde e aumentar a sustentabilidade do SNS.
O SiNATS surge com o principal objetivo de dotar o SNS de um instrumento único que aperfeiçoe o seu desempenho, guiando-se pelas melhores práticas a nível europeu, no que se refere à utilização de tecnologias de saúde.