Sobre
O Programa de Literacia para Comunicadores – Tecnologia e Tendências em Saúde é uma iniciativa NewsMuseum com o apoio da Philips cujo principal objetivo é auxiliar à compreensão das mais recentes inovações tecnológicas na área do tratamento hospitalar, diagnóstico e acompanhamento de doentes.
Gratuito e de acesso livre, o curso, que está organizado em três módulos que se subdividem em diferentes capítulos, oferece aos profissionais de comunicação, jornalistas e restantes interessados a oportunidade de adquirir, pela voz de alguns dos mais reputados especialistas nacionais, conhecimento útil e relevante sobre esta matéria.
Para que melhor comuniquem ao público sobre a área da Saúde, o curso tem como objetivo dotar os formados, não só de conceitos e conteúdos pertinentes, mas também, as tendências e inovações tecnológicas atuais de forma a melhor compreenderem o futuro da área.
São várias as tendências atuais que nos vão dando algumas pistas do que poderá vir a ser o futuro da medicina e dos cuidados médicos. Se ao envelhecimento da população, e consequente aumento no número de afetados pelas doenças crónicas que lhe está associado, juntarmos o crescente envolvimento do doente nos seus cuidados de Saúde, advínhamos uma mudança de paradigma, onde o doente passará a aceder a informação sobre o seu estado de saúde de forma regular e simplificada.
São os avanços na área da Saúde e a familiarização da população com a tecnologia que nos permitem perspetivar um futuro, não muito distante, em que as ferramentas de hardware e software se tornam em formas de o doente poder consultar a sua informação vital. Exemplo disso é o crescente número de médicos que recomenda aos seus pacientes aplicações de telemóvel onde podem, remotamente, aceder ao seu historial clínico.
Desta forma, criar-se-á uma maior proximidade entre o paciente e o seu tratamento e condição, ajudando o profissional de saúde e diminuindo custos para o doente e para a entidade prestadora de cuidados. Os sistemas de Saúde a nível global focar-se-ão cada vez mais nos cuidados eficientes e personalizados, enfatizando o papel do paciente no seu tratamento.
O Programa de Literacia para Comunicadores é uma oportunidade única para adquirir e desenvolver competências na área da tecnologia e tendências em Saúde, tentando também promover uma comunicação mais esclarecida sobre estes temas. Para o NewsMuseum, a maior experiência de Media e Comunicação da Europa, este é um projeto pioneiro que complementa a sua missão formativa, criando e disponibilizando conteúdos relevantes para jornalistas, comunicadores e outros protagonistas do sistema mediático, de forma a valorizar esta comunidade.