Profissionais de saúde: Especialidades e novas profissões do futuro
Síntese
- Atualmente é necessária uma restruturação na formação em saúde de forma a que:
- Exista uma maior compreensão dos mecanismos biológicos e do desenvolvimento tecnológios que permitem melhor analisá-los;
- Se entenda a investigação clínica como crucial ao progresso tecnológico na área da saúde;
- Exista uma cooperação mais estreita entre a academia, as indústrias ligadas à saúde e as entidades prestadoras de cuidados de saúde.
- As áreas da saúde onde surgirão novas profissões são as da genética e das tecnologias de informação:
- Na área da genética surgirão profissionais capazes de interpretar dados genéticos e de fazer análise de dados computacional, de maneira a que se desenvolvam algoritmos que permitirão detectar padrões genéticos na população. Isto permitirá, por um lado desenvolver a medicina personalizada e proporcionar tratamentos individualizados adaptados a cada paciente, e por outro desenvolver programas de screening mais eficazes que nos ajudarão a prevenir doenças de elevada prevalência.
- Enquanto às tecnologias da informação, a quantidade de dados que as tecnologias de imagem produzem começa a requerer novos profissionais capazes de os analisar e de segmentar a informação clínica eficientemente. Analistas de dados, programadores, engenheiros de software e matemáticos são algumas das profissões nos próximos anos veremos ligadas a área da saúde.
- As equipas médicas passarão a ser multidisciplinares para poder dar resposta aos novos desafios da área da saúde e ao surgir de novas tecnologias disruptivas.
Mais vídeos deste Módulo
Automatização dos Sistemas para uma maior Humanização da Medicina. O que preveem os especialistas
Dr. Manuel Lobo
Obsolescência Tecnológica
Dr. João Gonçalves
Value-Based Healthcare
Dr. João Gonçalves