O exemplo dos dispositivos de seguimento remoto do doente
Síntese
- E-health ou mobile-health é o uso das novas tecnologias de informação para prestar cuidados de saúde de forma remota. Na prática, trata-se do uso de dispositivos conectados que permitem a partilha de dados entre doente e médico para que exista um acompanhamento remoto da evolução da doença e do tratamento. A telemedicina é especialmente útil no acompanhamento de pacientes idosos ou crónicos que precisam de atendimento médico regular.
- Para além da partilha de dados entre médico e paciente, os sistemas de e-health facilitam também a integração das instituições hospitalares. Através deles os hospitais podem comunicar entre si e partilhar informação e conhecimento.
- As novas tecnologias permitem ao doente ser monitorizado enquanto no conforto do lar. Esta prática, chamada Home Care, permite ao paciente fazer menos deslocações ao centro hospitalar, representando poupança para o Sistema Nacional de Saúde.
- Outra grande vantagem do Home Care é que o paciente está a ser seguido 24h por dia e portanto os episódios de agudização da doença podem ser detetados previamente, pelo que evitamos o agravamento dos sintomas e prevenimos situações críticas.
- A grande tendência para os próximos anos é empoderamento do doente: capacitá-lo para que seja o próprio gestor da sua saúde.
Links Úteis
Dispositivos home care Philips
Mais vídeos deste Módulo
Mais tecnológicos, mais saudáveis?
Dr. Miguel Arriaga
O exemplo das doenças do foro respiratório
Dr. António Reis
O poder da imagem e o futuro do diagnóstico
Dr. Manuel Lobo
Entender os novos procedimentos médicos: A cirurgia minimamente invasiva
Dra. Liliana Duarte